História

A MAHLE, líder mundial em componentes para motores, foi fundada em 1920, em Stuttgart na Alemanha, pelos irmãos Hermann e Ernst Mahle, para produção de pistões de liga leve. Atuando hoje em fábricas localizadas na Europa, Estados Unidos, México, China, Índia, Japão, Argentina e Brasil, possui dezesseis centros integrados de pesquisa ao redor do mundo.

Em 1951 Ernst Mahle se estabelece no Brasil e torna-se sócio fundador da empresa Metal Leve estabelecendo uma sólida parceria e fornecendo tecnologia para o início das atividades.

Em 1978 a MAHLE adquiriu o controle acionário da Cima Componentes Automotivos S.A. e no mesmo ano, iniciou a construção de uma fábrica em Mogi Guaçu (SP), que entrou em operação em 1981 e a partir de 1989, alterou sua razão para MAHLE Indústria e Comércio Ltda.

Em junho de 1996 os acionistas controladores da Metal Leve S.A. transferiram o controle acionário à MAHLE GmbH que em 1998 alterou sua razão social para MAHLE Metal Leve S.A. decorrente da incorporação da MAHLE Pistões Ltda. (subsidiária da MAHLE Indústria e Comércio Ltda.) pela Metal Leve S.A. Ainda em 1998 a MAHLE Metal Leve realiza uma “joint venture” com a empresa Miba da Áustria para produtos sinterizados.

Em 2001, participação na MAHLE Metal Leve S.A. é transferida para a MAHLE Indústria e Comércio Ltda que centralizou o controle dos investimentos no Brasil.

Em 2002 foi incorporada a MAHLE Sistemas de Filtração Ltda. pela MAHLE Metal Leve S.A. e em 2003 os acionistas da MAHLE Metal Leve aprovaram a incorporação da MAHLE MMG Indústria e Comércio Ltda. após ter adquirido a totalidade das ações junto à MAHLE Ventiltrieb GmbH.

Em 2004 foi constituída a empresa MAHLE Metal Leve GmbH, com sede na Áustria, que tem por objetivo incrementar as exportações da Companhia, além de aprimorar a qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos clientes.

Em 2005 a Companhia deu início ao projeto de construção e instalação do Centro de Tecnologia na Cidade de Jundiaí (SP).

Em 2007 foram adquiridos os ativos operacionais da Dana Indústria Ltda. na cidade de Gravataí para produção de bronzinas e a totalidade das ações da Establecimentos Metalurgicos Edival S.A. localizada na Argentina, que produz válvulas para o mercado de equipamento original e reposição. No final do mesmo ano, foram adquiridos no mercado argentino, os negócios de distribuição de pistões, cilindros e aftermarket da empresa MAHLE S.A. de Argentina (hoje, Compañia Rosarina S.A.), subsidiária integral de sua controladora, pela empresa MAHLE Válvulas de Argentina S.A. (ex-Edival), subsidiária integral da Companhia.

Em Janeiro de 2008 em AGE a empresa MAHLE Válvulas de Argentina S.A. (ex-Edival) aprovou, entre outros assuntos, a alteração de sua razão social para MAHLE Argentina S.A. Em Maio desse ano a Companhia e a empresa alemã Hirshvogel Umformtechnik GmbH efetivaram a formação de uma “joint venture” com a consequente aquisição pela Companhia de 51% das ações ordinárias na empresa Forjas Brasileiras S.A. de capital fechado, com sede em Queimados, RJ, passando a denominar-se MAHLE Hirschvogel Forjas S.A. Em Junho foi inaugurado o novo Centro Tecnológico (CT) na cidade de Jundiaí (SP), considerado o maior e mais bem equipado centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de motores da América Latina, sendo que por meio de conceito arquitetônico moderno foi planejado afetar o mínimo possível o equilíbrio natural da serra do Japi, onde está localizado.

Em Novembro de 2010 foi aprovada a reorganização societária do Grupo MAHLE América do Sul que compreende, em linhas gerais, as seguintes etapas: (a) incorporação da Mahle Componentes de Motores do Brasil Ltda. pela sua controladora Mahle Participações Ltda.; (b) aquisição, pela Companhia, de quotas de emissão da Mahle Participações Ltda. detidas pela Mahle Industriebeteiligungen GmbH; (c) incorporação da Mahle Participações Ltda. pela Companhia;

Em 2011, a Companhia realizou oferta pública secundária de distribuição de ações de titularidade da MAHLE Industriebeteiligungen GmbH. No contexto da oferta, a Companhia converteu a totalidade das ações preferenciais de sua emissão em ações ordinárias e aderiu ao Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

Em 2013 a Companhia vendeu 10% das quotas da Mahle Metal Leve Miba Sinterizados Ltda para a Miba Sinter Holding GmbH & Co KG pelo valor de R$ 4,68 milhões. No mesmo ano, a Companhia decidiu aumentar o capital social da sua controlada MAHLE Industrial Filtration Ltda. e alterar o capital social desta, que passou a compreender, em linhas gerais, a fabricação e comercialização de filtros industriais, peças e acessórios para motores, máquinas, equipamentos e ferramentas em geral, bem com a prestação de serviços para o desenvolvimento de projetos de engenharia e assistência técnica desses produtos.

Em 2015, foi constituída a sociedade Ltda. denominada Innoferm Tecnologia Ltda., na qual a MAHLE Metal Leve S.A. tem a participação de 33,3%. No mesmo ano a Companhia descontinuou as operações da subsidiária MAHLE Hirschvogel Forjas S.A.. Ainda em 2015 foi aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia contrato de prestação de serviços entre a Companhia e as Companhias MAHLE Behr Brasil Ltda. e MAHLE Compressores do Brasil Ltda.

Em 30 de junho de 2017, a Companhia concluiu a venda de 60% das cotas que a MAHLE Metal Leve S.A. possuía no capital social da MAHLE Metal Leve Miba Sinterizados Ltda. para a Miba Sinter Holding GmbH & Co KG.

Em 2018 o Conselho de Administração da Companhia aprovou a incorporação da sua controlada MAHLE Industry do Brasil Ltda.