#php get_template_part('partials/header', 'cookieinfo'); ?>
Mobilidade sustentável
O setor automotivo tem uma importante contribuição para o combate as mudanças climáticas, através do desenvolvimento e aplicações de tecnologias para a descarbonização do transporte. Ao mesmo tempo, um alto dinamismo dentro da mobilidade é definido, com diversos cenários de rotas tecnológicas. Independente da tecnologia adotada, o objetivo deve ser um só, alcançar a neutralidade de carbono.
O futuro da mobilidade é neutro em emissão de carbono, portanto, os novos veículos serão movidos por energia limpa, com diversas soluções tecnológicas de powertrain, tanto nos veículos leves quanto veículos comerciais.
De acordo com nossas expectativas de desenvolvimento de mercado, a participação global de veículos elétricos a bateria, células de combustível e soluções de motores híbridos, bem como aumento da participação de combustíveis neutros para motores a combustão, devem aumentar em nível global.
Em razão da singularidade de cada região, entendemos que não há uma única solução tecnológica, pois cada país é influenciado por suas condições econômicas, necessidades ambientais e sociais. Nos mercados emergentes, a tecnologia de motores a combustão continuará relevante, especialmente na América do Sul, com a utilização de combustíveis sustentáveis, como o etanol, os biocombustíveis e hidrogênio, complementados pela eletrificação, sejam com veículos híbridos flex fuel ou puro elétrico a bateria.
Vale ressaltar que há avanços significativos no uso de biocombustíveis, a exemplo da criação do Global Biofuel Aliance, instituído a partir da cúpula do G20, com a participação de 22 países e diversas entidades internacionais.
Nossos recursos para desenvolvimento de tecnologias
O Centro de Tecnologia na América do Sul faz parte de uma rede global com 11 centros de desenvolvimento do Grupo MAHLE, localizados em regiões estratégicas do mercado automotivo, permitindo a troca de conhecimentos e experiências de forma regular, com discussões técnicas e projetos de transferência de conhecimento e tecnologias, a fim de participar do desenvolvimento da mobilidade junto aos clientes.
O nosso centro de pesquisas fica localizado em Jundiaí-SP e está entre os maiores centros da América do Sul, possuindo recursos de desenvolvimento integrado para as todas as unidades de negócio da MAHLE na região, proporcionando sinergia e eficiência. Os laboratórios estão focados no desenvolvimento de sistemas de filtração, gerenciamento térmico e componentes de motor, com uma infraestrutura transversal de testes, que atende as diversas unidades de negócio e seus componentes.
Contando com mais de 150 colaboradores especializados, entre técnicos, engenheiros, mestres e doutores, foram desenvolvidas diversas tecnologias, resultando em novas patentes, reforçando a preocupação da empresa com sua propriedade intelectual.
Por meio da visão de pesquisa e desenvolvimento como um negócio, o centro de tecnologia abriga as engenharias das unidades de negócio da companhia e apoia os clientes locais com a oferta de serviços técnicos especializados, suportando o desenvolvimento de tecnologias nacionais. Em 2023 foram atendidas 41 empresas, realizando mais de 255.000 horas de testes. A confiabilidade do centro de tecnologia de Jundiaí é atestada pelas certificações, como IATF 16649, ISO 14001, ISO/ IEC17025 e TISAX. Nossos laboratórios centrais possuem ainda selo INMETRO para realização de análises.
Em 2023, o centro de tecnologia em Jundiai recebeu mais uma responsabilidade, sendo nomeado Centro de Desenvolvimento das Américas para sistemas de filtração. Assim, os desenvolvimentos de filtros para América do Norte, Central e Sul,
se concentram em Jundiaí, garantindo uma visão mais ampla do desenvolvimento de soluções para os desafios globais.
A atuação do centro tecnológico vai além do desenvolvimento de produtos, participando também da construção de legislações e políticas públicas para a mobilidade, pois entendemos que elas são norteadoras do desenvolvimento tecnológico. Atuando assim na construção do mais recente programa setorial automotivo, o Programa MOVER, bem como de discussões sobre o futuro da mobilidade e descarbonização do setor de transportes, oferecendo visão técnica e holística ao debate, com base nos estudos e pesquisas realizadas. Estamos conectados com toda a cadeia de autopeças e montadoras, por meio da participação ativa nos congressos, simpósios e associações que integramos, tais como SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), AEA (Associação de Engenharia Automotiva), SAE Internacional (International Engineering Association), entre outros.
Além da conexão com grandes empresas do setor, para o desenvolvimento de novas tecnologias, contamos também com as universidades e institutos de ciência e tecnologia, com o objetivo de acelerar a inovação dentro da companhia. A MAHLE Metal Leve S.A. possui diversos projetos ativos em parceria com universidades, permitindo uma conexão entre academia e as demandas da indústria, garantindo desenvolvimento tecnológico e de competência local.
Tecnologia e soluções inovadoras
Hidrogênio
A fim de atingir as metas para combate as mudanças climáticas, o Grupo MAHLE globalmente explora o potencial de todas as tecnologias de powertrain disponíveis. Estamos comprometidos com a diversidade tecnológica como parte da nossa estratégia corporativa. Além da utilização em células de combustível, o hidrogênio utilizado em motores a combustão tem o potencial de tornar veículos pesados e fora de estrada neutros em CO2 no curto prazo.
Em 2023, o Grupo MAHLE recebeu oficialmente um pedido de fornecimento em série para um cliente global, de componentes para motores a hidrogênio. Esse cliente, planeja utilizar o conjunto de componentes (pistão, anéis de pistão e pino), em geradores com motor a hidrogênio já em 2024. Também estão planejadas outras aplicações fora de estrada, como máquinas agrícolas e de construção. Estes novos motores podem funcionar de forma neutra em carbono a partir de hidrogênio produzido por fontes renováveis.
Os motores a hidrogênio são ideais para aplicações de alta carga com etapas, são robustos em ambientes agressivos com calor, contaminação e vibração.
Biocombustíveis
Os biocombustíveis ganharam atenção especial em 2023, com o lançamento do Global Biofuel Aliance (GBA). A iniciativa conta com diversos países, entre eles o Brasil, Índia, Estados Unidos, Itália e Argentina, demonstrando o potencial dessa rota tecnológica, como elemento fundamental para a mobilidade neutra em carbono no futuro próximo.
Em função da utilização do etanol por várias décadas no Brasil, ampliada com introdução dos veículos flex fuel, houve a construção de extenso conhecimento em biocombustíveis na MAHLE Metal Leve S.A., suportando o contínuo desenvolvimento de tecnologias para os nossos clientes locais e potencializando a ampliação dessa atuação para outras regiões onde o biocombustível cresce como alternativa para a mobilidade sustentável.
Apesar da longa experiência e sucesso do Etanol como combustível, ainda existem necessidades relevantes de desenvolvimento tecnológico para ampliar o uso dos diversos tipos de biocombustíveis. Em veículos para transporte de cargas, que possuem impacto relevante no consumo energético do setor de transportes no Brasil a descarbonização passa pelo aumento do uso de Biodiesel, Diesel Verde e Biometano. A MAHLE Metal Leve S.A. vem trabalhando em desenvolvimentos que permitam a utilização desses combustíveis em maiores teores, sem nenhum prejuízo ao funcionamento do motor.
Em 2023 foram realizados desenvolvimentos com parceiros regionais, entre eles produtores de combustível, clientes e universidades, visando a avaliação do uso de biodiesel e seus efeitos no funcionamento do motor, garantindo a aplicação segura e durável, alinhada com a menor emissão de CO2. Esses desenvolvimentos ainda estão em curso, com previsão de finalização de algumas iniciativas em 2024. Além disso, o Biometano, tem se tornado uma alternativa energética de baixa emissão de CO2, podendo ser aplicado aos motores à combustão em veículos pesados, voltados ao agronegócio
ou geração de energia, onde a companhia participa de projeto com clientes e universidades dentro do programa ROTA2030, com o desenvolvimento de conceito de motor dual-fuel que pode utilizar etanol e biometano, criando opção versátil para a mobilidade sustentável.
Para veículos leves, nas aplicações flex fuel, o Grupo MAHLE desenvolveu tecnologia para permitir uma maior paridade entre etanol e gasolina. Isso significa que, a conhecida diferença de consumo entre gasolina e etanol, faz com que o veículo tenha uma menor autonomia com etanol, e consequentemente seja necessário abastecer mais vezes, visando apoiar o aumento da utilização desse biocombustível nessas aplicações.
Biomateriais
A descarbonização da mobilidade deve ser feita considerando todo o ciclo de vida do produto. A MAHLE Metal Leve S.A. entende que além de descarbonizar o uso do veículo, por meio de fontes de energia de baixo carbono, a produção e materiais utilizados também devem ser descarbonizadas. Para isso, está em processo o desenvolvimento de biomateriais, em substituição a matérias primas fósseis.
Tecnologia em Motores Elétricos
Para auxiliar no crescimento da mobilidade elétrica, o Grupo MAHLE desenvolveu motores elétricos que contam com pacote de tecnologia que é destaque frente a outras soluções. Com isso, podemos oferecer soluções de eletrificação personalizadas para qualquer aplicação, composto por duas soluções:
Enquanto a tecnologia SCT reduz a quantidade de material para um motor elétrico em mais de 40% em comparação com outras tecnologias de resfriamento de última geração, o MCT é um facilitador para motores elétricos livres de terras raras. A combinação das duas soluções resulta em um motor elétrico altamente eficiente e compacto, com baixa pegada de carbono por não necessitar de imãs permanentes.
Gerenciamento térmico
O gerenciamento térmico – resfriar e aquecer o veículo – é uma tecnologia fundamental para a mobilidade, pois motores a combustão, motores elétricos, baterias, eletrônicas de potência, inversores, transmissões em veículos elétricos, necessitam de resfriamento ou aquecimento para funcionar de forma eficiente e segura.
O Grupo MAHLE possui expertise no gerenciamento térmico de motores a combustão, também desenvolveu essa competência com foco na eletrificação. Para tornar a gestão térmica do veículo mais eficiente, o Grupo MAHLE desenvolveu módulos de gerenciamento térmico, que consolidam diversas funcionalidades em um único sistema, reduzindo a necessidade de integração entre componentes, usualmente gera custos adicionais e perda de eficiência.
Além da eficiência no gerenciamento térmico, os veículos elétricos possuem um desafio adicional. Isso porque alguns componentes, como a bateria, possuem uma faixa de temperatura de utilização muito estreita, necessitando de controle de temperatura preciso, para garantir a vida útil e a segurança de operação.
Para enfrentar esses desafios complexos, o Grupo MAHLE utiliza novas abordagens no desenvolvimento de produto, de forma a torná-lo mais ágil. A placa de refrigeração de baterias biônica é um exemplo da capacidade em reunir as competências da companhia, gerando soluções inovadoras e sustentáveis. Nessa tecnologia, a capacidade de refrigeração aumentou em 10% sobre as tecnologias atuais do mercado, além disso, reduziu o uso de matéria prima em 15%, tudo isso, utilizando a bioengenharia, onde o design inspirado nos corais promoveu grandes avanços tecnológicos. Essa inovação foi apresentada no IAA Mobility 2023 e significou uma evolução no gerenciamento térmico de baterias de íon lítio.
Soluções de diagnósticos para bateria de veículos elétricos
O Grupo MAHLE também desenvolveu produtos voltados aos mercados de reparação para eletromobilidade. O diagnóstico da bateria é essencial para manutenção e reparo de um veículo elétrico, desempenhando um papel importante na determinação do valor residual do veículo.
Esse produto inovador, entrega uma solução completa de serviço que permite oficinas independentes a realizar diagnóstico completo no estado de vida das baterias, fornecendo informações precisas, aplicáveis para todos os modelos e fabricantes.
Digitalização
A digitalização é parte dos processos de produção, administrativos, comunicação e modelos de negócio, visando uma organização mais eficiente, inovadora, rápida e inteligente.
Nessa jornada de transformação digital, temos trabalhado em parceria com universidade e fornecedores para desenvolver soluções inovadoras. A companhia possui célula de digitalização interna, que conta com representantes de várias áreas da companhia, compartilhando conhecimento e estruturando projetos habilitadores da digitalização, organizados em três grupos de implementação:
Indústria 4.0:
Lean Digital Office:
Data Science & AI:
A seguir, alguns exemplos projetos executados em 2023 nessa área:
Projeto de inspeção automática
Implementada tecnologia de análise eletrônica de imagens a partir de medições a laser e inspeções automáticas, garantindo controle de qualidade e produtividade para as linhas de produção.
Controle de disponibilidade de máquinas
Focado na área de prensas, melhorando a eficiência de utilização, os controladores das máquinas foram conectados a um servidor, permitindo gestão visual da fábrica e agilizando soluções de problemas em caso de paradas não programadas.
Aplicativo MAHLE SIGTIME
A MAHLE Metal Leve S.A. desenvolveu um sistema que auxilia o planejamento e controle da produção, incluindo um aplicativo para automação de cálculos estatísticos na obtenção de tempos em ciclo da produção, permitindo estimar com mais qualidade os efeitos das alterações de linhas.
Machine learning para eficiência energética
Algoritmo desenvolvido e aplicado utilizando técnicas de machine learning para previsão da eficiência energética de veículos de passeio, apoiando na análise do potencial das diversas tecnologias na redução das emissões de CO2 na frota de veículos brasileira. O trabalho gerou um artigo, apresentado no 30° Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA) e recebeu o prêmio de melhor artigo na categoria digitalização.
Qualidade e responsabilidade do produto
A construção da marca do Grupo MAHLE está alicerçada na qualidade dos nossos produtos e serviços, portanto, o desenvolvimento de produtos e sistemas inovadores, confiáveis e sem defeitos estão no centro dos nossos objetivos.
Para mantermos o nível de excelência, contamos com uma gestão normatizada em todo o grupo. O sistema é coordenado globalmente pelo Departamento de Qualidade Corporativa, contando com a presença de representantes em todas
as plantas, responsáveis pela implementação dos nossos processos. Isto garante que todos os locais de desenvolvimento são certificados com sucesso de acordo com ISO 9001 e todos os locais de produção de acordo com os requisitos adicionais da indústria automotiva de acordo com IATF 16949.
Além disso, metas claras e objetivas sobre qualidade fazem parte do nosso compromisso anual de planejamento corporativo. Definimos essas metas “top-down”, mas fundamentamos “bottom-up”, para consolidá-las globalmente. Nossos relatórios globais de qualidade garantem informações relevantes e precisas sobre o desempenho da qualidade de todas as unidades e disponível em todos os momentos.
Assumimos a responsabilidade pela segurança dos produtos ao longo de seu ciclo de vida planejado, definindo sua descrição de função para os clientes, desde o estágio de desenvolvimento do produto até a aplicação.
O esforço da companhia em entregar peças de alta qualidade foi reconhecido diversas vezes pelos nossos clientes, destacando o prêmio recebido pela MAHLE Metal Leve S.A. no ano de 2023 por um de nossos clientes no segmento de veículos pesados, como melhor fornecedor na região na categoria Qualidade.