Vantagens Competitivas e Estratégias

Nossas vantagens competitivas incluem:

Excelência e inovação tecnológicas. Atuamos em um setor altamente competitivo, demandando, portanto, um alto grau de inovação tecnológica. Temos nos destacado em nosso setor em função de focarmos nossa atuação no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Desde 1978, contamos com um Centro Tecnológico próprio no Brasil. Em 2008, inauguramos um novo centro em Jundiaí (SP), o qual acreditamos ser um dos maiores e mais bem equipados centros de tecnologia de desenvolvimento de componentes e soluções para motores à combustão interna da América Latina. Ademais, trata-se de um centro de competência mundial em tecnologia de anéis de pistão e camisas de cilindro. Além das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento que eram desenvolvidas no antigo centro tecnológico, tivemos a ampliação de projetos nas áreas de camisas e bielas, Power Cell (camisa, pistão, anéis, biela, buchas e pino), serviços de engenharia, desenvolvimento, aperfeiçoamento e testes de motores para nossos clientes através de nossa divisão interna denominada MAHLE Powertrain (MPT), sistemas de filtração para ar e líquidos, canister com carvão ativado, trem de válvulas, entre outros produtos. Através da interação de nosso centro de tecnologia com os demais centros tecnológicos do Grupo MAHLE, acontece o intercâmbio de tecnologias. Tal interação contribui para a sofisticação e aprimoramento de nossos produtos e serviços e dos produtos e serviços do Grupo MAHLE necessários para atender as necessidades de diversos clientes globais. Também temos tido êxito em desenvolver tecnologias voltadas para componentes de motores à combustão que estejam em linha com as recentes tendências mundiais de demanda por motores menores e mais leves, que sejam mais econômicos e ofereçam menor impacto ambiental, como é o caso dos componentes que produzimos para motores de veículos flex fuel. Acreditamos que o domínio destas novas tecnologias nos torna aptos a continuar fornecendo componentes que ajudem nossos clientes a cumprir as recentes metas de redução de emissões de gases poluentes. Além do desenvolvimento de tecnologia dos nossos produtos em si, prestamos serviços de desenvolvimento, aperfeiçoamento e de testes de motores para nossos clientes através da unidade que chamamos de MPT (MAHLE Powertrain).

Amplo portfólio de produtos, soluções integradas e customizadas. Possuímos um amplo portfólio de produtos (aproximadamente 71 mil diferentes itens vendidos em 2013). Fornecemos não somente itens avulsos, mas também sistemas completos, integrados e customizados para as necessidades específicas de nossos principais clientes. Isso nos permite trabalhar como parceiros e fornecedores preferenciais destes clientes, desde a concepção e engenharia até a fabricação de determinado produto, o que nos proporciona a oportunidade de desenvolver produtos novos, aperfeiçoar os produtos existentes e propor soluções antecipadamente. Por tais motivos, mantemos uma relação muito próxima com nossos clientes, o que acreditamos ser um diferencial competitivo importante frente a nossos concorrentes e um fator decisivo para a nossa capacidade de manter e, eventualmente, aumentar nossa participação de mercado (market share).

Diversificação dos mercados de atuação. Buscamos adequar nosso mix de mercado para equilibrar a atuação nos segmentos OEM e aftermarket, tanto nos mercados interno e externo, de forma a compensar as oscilações nos diferentes segmentos e mercados e a estabilizar nossas margens de lucratividade ao longo do tempo. Desta forma, eventuais retrações nas vendas para o segmento OEM, por exemplo, podem ser gradualmente compensadas por vendas adicionais para o segmento aftermarket, e eventuais retrações em nossas exportações podem ser compensadas por aumento de vendas no mercado brasileiro, como ocorreu no passado recente. Adicionalmente, nossa base de clientes é bastante pulverizada, o que diminui muito nossa exposição a clientes específicos. Atualmente, não temos nenhum cliente que represente mais de 10% da receita líquida de 2013 da Companhia.

Liderança e reconhecimento da marca. Acreditamos que a marca MAHLE e seus produtos são sinônimo de qualidade, alta tecnologia e excelência em desempenho de componentes de motores, tanto para nossos clientes diretos (montadoras e distribuidoras de veículos) quanto para os consumidores finais de nossos produtos (compradores de veículos), o que ao longo de sua história pode ser comprovado pelo fato que a Companhia ter sido eleita por três vezes, nos anos de 1974, 1980 e 2003, “Empresa do Ano” pela revista Exame. Ademais, temos reiteradamente recebido de nossos clientes inúmeros prêmios de excelência, e temos sido capazes de aumentar o volume de vendas para os nossos principais clientes no mercado interno nos últimos anos, o que entendemos ser um sinal do reconhecimento de nossa marca.

Solidez financeira. Possuímos uma sólida estrutura financeira que nos confere flexibilidade para melhor aproveitar novas oportunidades estratégicas e de expansão, sem comprometer nossa liquidez. Historicamente, temos mantido baixo nível de endividamento líquido, que esteve recentemente acima dos níveis históricos em função de empréstimos que tomamos junto ao BNDES a taxas bastante atrativas. Nosso negócio tem nos proporcionado margens EBITDA mais altas que a média das empresas que atuam em nosso setor, tanto no Brasil quanto em nível global, o que, aliado à nossa forte geração de caixa e ao nosso baixo endividamento, tem nos permitido fazer movimentos estratégicos, investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento de nossos produtos e tecnologias e prover retornos atraentes aos nossos acionistas.

Administração e grupo controlador experientes e comprometidos. Nossa administração é composta por profissionais altamente qualificados e com experiência comprovada na indústria automobilística e de autopeças. Muitos de nossos executivos seniores têm mais de dez anos de experiência em nossa Companhia. Nossa administração tem comprovada experiência em integrar empresas adquiridas, o que em anos recentes também nos permitiu, nos momentos oportunos, crescer de maneira eficiente por meio de aquisições. Também contamos com a expertise do Grupo MAHLE, que, por estar presente nos principais mercados automobilísticos mundiais, nos permite oferecer produtos e serviços a uma gama maior de clientes e aproveitar oportunidades de cooperação intensiva com estes para realizar projetos de pesquisa para o desenvolvimento conjunto de novos produtos. Nossa inserção no Grupo MAHLE também permite que ofereçamos oportunidades de treinamento para nossos funcionários em outros centros tecnológicos do Grupo MAHLE ao redor do mundo, contribuindo assim para o aprimoramento tecnológico contínuo de nossos produtos e serviços.

Estratégias

A fim de atingir nossos objetivos e promover nosso crescimento, pretendemos acelerar a implementação das seguintes estratégias:

Otimizar nosso know-how em tecnologia buscando soluções inovadoras e cada vez mais sustentáveis. O desenvolvimento e a utilização de nosso Centro de Tecnologia, localizado em Jundiaí, SP, trouxe-nos vantagens competitivas relevantes em nosso setor de atuação, no que tange ao aprimoramento e ao desenvolvimento de componentes de motores à combustão interna, filtros automotivos e industriais, nos diferenciando de nossos principais concorrentes. Desse modo, pretendemos continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento por meio de nosso Centro de Tecnologia de Jundiaí para o setor automotivo de forma a antecipar tendências e necessidades do mercado e criar soluções tecnológicas sustentáveis e personalizadas a nossos clientes, o que acreditamos nos permitirá alavancar ainda mais o nosso crescimento e incrementar nossas margens de produtividade e lucratividade. Além disso, oferecemos aos nossos clientes serviços de assessoria e consultoria em engenharia automotiva. Através da nossa divisão MAHLE Powertrain, oferecemos a nossos clientes (especialmente, montadoras de veículos) estrutura completa de pesquisa e desenvolvimento de motores e seus componentes, seja através de soluções integradas com o desenvolvimento de projetos no campo virtual (utilizando programas de simulação completa de motores, simulações de componentes específicos como trem de válvulas, dinâmica de virabrequim, gerenciamento térmico de motores e sistemas de injeção), seja por meio do conhecimento e análise não apenas de peças, mas de sistemas, o que amplia nossa vantagem competitiva e a de nossos clientes ao prever problemas e antecipadamente sugerir soluções.

Continuar a buscar ganhos de produtividade e eficiência em custos para manter nossas margens. Em nosso setor, é comum que os contratos prevejam reduções graduais dos preços dos produtos ao longo dos anos. Por tal motivo, pretendemos continuar modernizando continuamente nossos processos produtivos buscando constantemente reduzir nossos custos e aumentar nossa produtividade de maneira a manter e, eventualmente, aumentar nossas margens. Face à tendência do aumento dos gastos com pessoal pretendemos intensificar a implementação de processos automatizados de produção, sempre e quando isso for economicamente justificável. Monitoramos sistematicamente a evolução da nossa competitividade via indicadores quantitativos tais como relação de produção por empregado, relação de faturamento por empregado, relação dos custos com pessoal e faturamento, sendo, então, capazes de aumentar nosso faturamento sem majoração relevante de custos e despesas operacionais. Em um esforço para conseguir reduções adicionais de custos e contribuir para a preservação do meio-ambiente pretendemos continuar a implementar programas corporativos contínuos de redução de custos com energia elétrica, água e gerenciamento de resíduos gerados nos processos produtivos.

Desenvolver oportunidades no setor automobilístico e setores industriais complementares. Estamos continuamente atentos a oportunidades de aquisições e parcerias estratégicas no mercado em que atuamos, visando gerar maiores ganhos de escala e produtividade, acompanhando o crescimento do setor tanto no Brasil quanto no MERCOSUL, defendendo e aumentando pontualmente nossa participação de mercado (market share). Analisamos permanentemente o setor automotivo com o intuito de explorar eventuais oportunidades ligadas a produtos que possam complementar as nossas atividades e diversificar o nosso atual portfólio de produtos. Acreditamos que estas oportunidades de aquisições e parcerias estratégicas possam acelerar o nosso processo de expansão. Como exemplo dessa estratégia, realizamos nos últimos anos as aquisições do negócio de bronzinas da Dana em Gravataí (RS), da fábrica de válvulas Edival na Argentina, dando origem à MAHLE Argentina, e, mais recentemente, e do negócio de anéis de pistão conduzido pela MAHLE Componentes de Motores do Brasil Ltda. Também firmamos uma joint venture no segmento de componentes forjados, culminando na constituição da MAHLE Hirschvogel Forjas S.A. Acreditamos que nossa capacidade em aproveitar sinergias decorrentes de aquisições de novos negócios e de parcerias estratégicas contribuirá para o crescimento de nossas atividades e de nossas margens. Adicionalmente, buscamos oportunidades fora do setor automotivo, onde possuímos a tecnologia e o know-how do produto. Desta forma, constituímos no passado uma parceria na área de componentes sinterizados com a empresa austríaca MIBA, contribuindo para o aumento de nossa participação no mercado de produtos sinterizados.

Desenvolver soluções integradas e customizadas, buscando intensificar o relacionamento com nossos clientes. Pretendemos estreitar ainda mais o relacionamento com nossos principais clientes locais por meio do desenvolvimento de soluções integradas e customizadas para estes, mantendo os níveis de excelência tecnológica e confidencialidade de nossos projetos. Com isto, buscaremos expandir a gama de produtos desenvolvidos e fornecidos para um mesmo cliente, contribuindo, assim, de maneira significativa para o crescimento de nossos resultados e maior fidelização do cliente. Além disso, continuaremos a aproveitar as relações comerciais do Grupo MAHLE em nível global, de forma a nos possibilitar a prospecção de novos clientes e reforçar nosso relacionamento com estes clientes globais.